sexta-feira, 13 de março de 2009

DICAS PARA SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO










Vacinação



Vacinar é um ato de amor e um compromisso com a saúde do seu cão. Além de garantir sua imunidade frente a doenças perigosas e fatais, ao vacinar você contribui para a saúde pública, pois algumas das doenças que as vacinas caninas previnem, como a raiva e a leptospirose são zoonoses, ou seja, atingem também os seres humanos.
A qualidade da vacina é também um fator importantíssimo, pois as vacinas importadas aplicadas e assinadas por um médico veterinário são as únicas que realmente garantem a imunidade do seu cão. O veterinário é também o único profissional capaz de determinar se um filhote está apto ou não para receber a vacina através de uma consulta, pois se o cãozinho já tiver o vírus presente em seu organismo a vacina fará com que a doença se espalhe com maior rapidez.
O esquema de vacinação pode sofrer algumas variações de acordo com a conduta do médico veterinário. O sistema que recomendamos por funcionar perfeitamente para nós é o seguinte:
Vacinas Necessárias Vacinas Opcionais
Filhotes:
Idade (dias)
Vacinas Necessárias
Vacinas Opcionais
45 a 60
V8* ou V10**
-
66 a 81
V8* ou V10**
Giárdia
87 a 102
V8* ou V10** + Anti-Rábica
Giárdia + Tosse dos Canis
Adultos:
Vacinas Necessárias
Vacinas Opcionais
V8* ou V10** + Anti-Rábica
Giárdia + Tosse dos Canis
Os adultos devem ser vacinados anualmente, a partir de 12 meses após o término do esquema de filhotes.

Não se esqueça de que em hipótese alguma você deve andar pela rua com o seu cãozinho enquanto o esquema de vacinação não estiver completo. Nesse período, as únicas saídas recomendadas são para ir ao veterinário, mantendo-o em seu colo e evitando contato com cães desconhecidos.

* V8: contra parvovirose, cinomose, parainfluenza canina, hepatite infecciosa canina, adenovirus tipo 2, coronavirose e leptospirose (2 cepas).
** V10: contra parvovirose, cinomose, parainfluenza canina, hepatite infecciosa canina, adenovirus tipo 2, coronavirose e leptospirose (4 cepas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário